Your address will show here +12 34 56 78
Pedagogia
Licenciatura
Autorizado pela Portaria nº 842, de 16/12/2016, DOU 19/12/2016
  • GRAU: Licenciatura

  • MODALIDADE: Presencial

  • DURAÇÃO: Mínimo 8 e máximo de 12 semestres

  • REGIME: Seriado semestral

  • TURNOS: Matutino e Noite

De: R$ 437,00 
Mensalidade de curso Por R$ 349,60*
* Valores para pagamento até dia 5 de cada mês.
Descrição: 

Escola é lugar de aprendizagem e o pedagogo pode ter várias funções na instituição de ensino, não apenas como professor. Exemplos são as posições de Diretor, Administrador, Orientador Educacional ou Pedagógico. Não importa sua função, o pedagogo está lá para apoiar a formação de crianças e jovens como cidadãos. Algo importante é estar preparado para garantir a inclusão social de crianças com necessidades especiais, auxiliando-as em sua educação. E não é apenas na escola o lugar desse profissional; ele poderá trabalhar também em sites de relacionados à Educação ou no departamento de treinamento de empresas.

Ocupações:
- Administração Escolar: atuar como diretor de escola, supervisionando o uso e a manutenção das instalações, a contratação de professores, a administração dos recursos financeiros e humanos da instituição, a compra de materiais e equipamentos, bem como a aplicação das práticas pedagógicas adotadas pela escola e o desenvolvimento dos currículos.
- Educação Coorporativa: coordenar atividades relacionadas ao treinamento e ao desenvolvimento dos funcionários na seção de Recursos Humanos das empresas, acompanhar a implantação de novos processos de trabalho e avaliar o desempenho dos funcionários com o objetivo de melhorar os resultados coletivos.
- Educação Especial: ministrar aulas em escolas especiais ou de ensino regular para crianças e adultos com deficiência mental, visual, auditiva ou que apresentam outros problemas de comunicação; participar da elaboração de materiais didáticos e equipamentos
- Ensino e Pesquisa: ministrar aulas na primeira etapa do Ensino Fundamental e de magistério no Ensino Médio; seguir carreira acadêmica, realizando estudos na Área da Educação.
- Orientação Educacional: avaliar e ajudar estudantes que apresentam dificuldades de aprendizado e, dependendo da causa e da dimensão do problema, encaminha-lo a um profissional especializado, tais como psicopedagogo, psicólogo ou fonoaudiólogo, além de orientar os pais sobre como lidar com as dificuldades dos filhos.
- Supervisão Educacional: elaborar o planejamento de ensino de uma escola e acompanhar sua execução pelos professores durante o ano letivo; implantar novas propostas pedagógicas na escola; orientar e avaliar o trabalho dos educadores; realizar registros e relatórios sobre os alunos.

Perfil:
Facilidade em interpretar e transmitir ideias escritas e faladas. Saber cativas a atenção, a admiração e o respeito dos outros. Objetividade. Capacidade de fazer análises críticas de maneira imparcial. Criatividade. Boas ideias para projetos voltados à Educação. Gostar de lidar com crianças, jovens e adultos.

Livros Indicados:
- (In) Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. Autor: Vasconcelos, Celso dos Santos.
- Grandes educadores modernos. Autor: Palmer, Joy A.
- Pedagogia do Oprimido. Autor: Paulo Freire
- Conversas com quem gosta de ensinar. Autor: Rubem Alves.
- Educar na Esperança do Tempo. Autores: Pablo Gentili e Chico Alencar.
- Educação Não é Privilegio. Autor: Anísio Teixeira.
- A Importância do ato de ler. Autor: Paulo Freire.
- Organização do Currículo por Projetos de Trabalho – O conhecimento é um caleidoscópio. Autores: Fernando Hernánez e Montserrat Ventura.

Filmes:
- O aluno. Ano 2010.
- Preciosa – Uma história de esperança. Ano 2009.
- Escritores da Liberdade. Ano 2007.
- Entre os muros da escola. Ano 2007.
- A voz do coração. Ano 2003.
- O sorriso de Monalisa. Ano 2003.
- Uma lição de vida. Ano 2001.
- Uma mente brilhante. Ano 2001.
- Mr. Holand: adorável professor. Ano 1995.
- Sociedade dos poetas mortos. Ano 1989.
- Ao mestre com carinho. Ano 1967.

"Dicionário e Guia de Profissões, do Prof. Leo Fraiman. Editora: Esfera, 2012."
Campo de Atuação:

O Pedagogo da FDB poderá atuar nas áreas de docência, gestão educacional, coordenação e supervisão pedagógica e na orientação educacional de processos educativos nos diferentes níveis da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos) e em contextos educativos não escolares.   Outro campo que se abre para o profissional de Pedagogia é o trabalho em empresas no treinamento de pessoal, no desenvolvimento e fabricação de brinquedos de caráter educativo e de softwares educacionais.
  • Text Hover

VESTIBULAR 2018.2

UNIBR Faculdade de Botucatu - Abrindo portas para o futuro.

CRÉDITO ESTUDANTIL

Sem juros e sem complicação.