UNIBR BOTUCATU
Unibr São Vicente
Universidade de São Vicente Unibr

enade

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE

É um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

 

Próximas Edições do ENADE para os cursos de graduação da Faculdade de Botucatu – FDB

  • 2017: Engenharia Elétrica, e Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • 2018: Gestão da Qualidade, e Gestão de Recursos Humanos

 

Legislação pertinente ao ENADE

  • Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
  • Portaria Normativa nº 05 de 09 de março de 2016 (Regulamenta o Enade 2016);
  • Portaria Normativa nº 40, de 2007, republicada 2010.

 

Obrigatoriedade de participação no ENADE

O ENADE é um evento de ampla importância e divulgação em nossa IES. Constará em nosso portal as informações e permanecerão em divulgação contínua e atualizada.

As informações também serão divulgadas em nossas dependências (pátios, quadros de avisos, salas de aulas). A divulgação contará, até mesmo, com SMS a ser enviado a cada aluno.

Assim, o ENADE é propagado entre o corpo social de nossa instituição – de maneira extensiva e continuamente.

Fiquem Atentos! Estará em situação irregular o aluno inscrito que não comparecer à prova ou que deixar de ser inscrito. Não deixe de acompanhar a sua inscrição e procedimentos, como por exemplo, o preenchimento do questionário do estudante e consulta ao local de prova em período a ser divulgado, nas respectivas épocas de edição das áreas/cursos a serem avaliados.

A prova ENADE é componente curricular obrigatório e a ausência de registro no histórico escolar implica na Não Conclusão do Curso (art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004). O aluno concluinte não poderá colar grau nem receber seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE.

Estudantes habilitados ao ENADE

Estão habilitados todos os estudantes Ingressantes e Concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo ENADE.

Estudante que trancou a matrícula ou está afastado da IES

O estudante que estiver vinculado ao curso, independente da sua situação de matrícula (com matrícula trancada ou afastado da IES), mas habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no ENADE.

Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório

O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 2007, em sua atual redação, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. De acordo com o Artigo 14 da Portaria Normativa nº 05 de 09 de março de 2016: “§ 3º O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2016.”

 

Resultados e Relatórios produzidos a partir do ENADE

  • Boletim de Desempenho do Estudante;
  • Relatório do Curso;
  • Relatório da Área;
  • Relatório da Instituição;
  • Resumo Técnico.

Disponíveis na página do INEP: http://portal.inep.gov.br/enade/relatorios.

 

Links para o Portal do INEP/MEC:

Notícias

FOTOS